AGRADECIMENTO

OBRIGADOOOOOOO!
Do fundo do coração.

Ainda estamos arrepiados. Ontem, num encantador domingo de sol, Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura em 2024, transformou-se num autêntico palco de sonhos para milhares de atletas e outros tantos milhares de pessoas que assistiram ao longo do percurso, com a realização da quarta edição da Maratona da Europa. 

Mais de vinte mil excecionais almas irrequietas encararam os quatro desafios propostos: 42, 21, 10 ou 5 quilómetros. Avós, pais, filhos e netos, todos juntos, numa verdadeira maratona de partilha humana.As ruas de Aveiro e Ílhavo foram invadidas por corredores provenientes dos quatro cantos do mundo, de mais de setenta países. Uma verdadeira feira de nacionalidades e emoções, onde a camaradagem se misturava com a competitividade, num ambiente digno dos Jogos Olímpicos.

Por detrás deste evento épico, mais de setecentos e cinquenta colaboradores trabalharam incansavelmente para que tudo corresse sobre rodas. 

Centenas de atletas superaram-se, para além da normalidade, batendo os seus recordes pessoais, enquanto um novo recorde da prova foi estabelecido pelo atleta de Marrocos, Mohamed Chaaboud, com um tempo soberbo, 2h09m19s, estabelecendo uma das grandes marcas mundiais do ano e uma das melhores marcas de sempre realizadas numa maratona em Portugal. Atrás do marroquino, mais duas grandes marcas obtidas pelos atletas quenianos Dominic Omare (2h09m59s) e Silas Sugut (2h10m29s). Carlos Costa, o melhor português, do Vizela Corre, com a marca de 2h23m21s.

Em femininos, triunfo da queniana Betty Chepleting 2h32s04m com a portuguesa Vanessa Carvalho (Sporting de Braga) a chegar na segunda posição com um excelente recorde pessoal, 2h32m23s. A terceira classificada foi outra portuguesa, Susana Cunha, do RD Águeda, 2h43m25s. 

A meia-maratona proporcionou igualmente um grande espetáculo, com os triunfos de João Almeida (Recreio de Águeda), com a marca de 1h05m28s, e de Mónica Silva (Salgueiros), que aos 40 anos bate o seu recorde pessoal na meia-maratona, com a marca de 1h12m47s, alimentando o sonho de poder ser convocada para a meia-maratona nos Europeus de Roma 2024.Os 10k, preenchidos por milhares de atletas, tiveram o grande privilégio de contar com a presença da "nossa" olímpica Susana Godinho, a única atleta portuguesa que irá marcar presença na prova rainha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

E, como em qualquer boa história épica não faltaram momentos emocionantes: desde um pedido de casamento surpresa até à presença inspiradora da madrinha da prova, Aurora Cunha, que incentivou incansavelmente os atletas até à linha de chegada. E que dizer do padrinho João Neto? Este gigante atleta correu a empurrar seis crianças especiais numa cadeira de rodas, deixando a sua marca de generosidade e solidariedade indelével, com o ponto adicional de que no final ofereceu uma cadeira de rodas a cada uma das crianças.

A transmissão televisiva pela TVI levou ao mundo imagens espetaculares enquanto o site oficial do evento e as redes sociais registaram números astronómicos de visitas e partilhas. 

Mas o mais maravilhoso legado deste dia residiu nos testemunhos dos próprios atletas, que exaltaram a camaradagem e o espírito de entreajuda que se viveu nas ruas de Aveiro e Ílhavo.

A Expo Maratona, que decorreu ao longo de três dias, inédito em Portugal, foi um verdadeiro sucesso, num espaço criado propositadamente para receber os atletas, atraindo milhares de pessoas que se deliciaram com a animação e as diversas atividades e ofertas disponíveis.

O resultado final? Simplesmente incrível, inesquecível e contagiante.

A todos os parceiros, patrocinadores, voluntários, amigos e, acima de tudo, aos incríveis atletas que deram cor a esta maravilhosa quarta edição da Maratona da Europa, o nosso mais profundo agradecimento. 

Uma palavra muito especial para a Câmara Municipal de Aveiro, com destaque para o Presidente José Ribau Esteves, pelo inexcedível apoio e envolvimento na construção desta grande obra. 

E com isto, uma promessa: estamos já a trabalhar afincadamente para a edição de 2025, onde procuraremos corrigir as falhas detetadas e apresentar muitas novidades para continuar a surpreender o mundo.


Do fundo do coração, em nome de toda a Organização:

OBRIAGADOOOOOO


Paulo Costa

Diretor da Maratona da Europa

GlobalSport 

29.04.2024